Medição

Instumentos de Medição: é um dispositivo utilizado para realizar uma medição. No âmbito da Metrologia Legal, os instrumentos de medição são utilizados no comércio, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades (efeito fiscal).

Medição Foram encontrados 139 produtos.

Subcategorias

  • Acessórios

    Acessórios complementares dos produtos da loja o, são complementos adicionais , reposição e refil.

  • Análise de Àgua

    A análise da água, abrange áreas como laboratórios especifico , é o processo de suma importância que determina à qualidade . Destinando a água para consumo humano quanto à piscicultura, carcinicultura e hidroponia . Existe equipamentos importantes para esta análise que permiti identificar e qualificar com precisão .

  • Bloco Em V

    O bloco em V magnético é utilizado para apoio e fixação de peças cilíndricas metálicas ferrosas, para o processo de medição, retrabalho, usinagem, etc. Todas suas faces (base, fundo e topo) ficam magnetizadas após o acionamento da chave liga/desliga, porém a maior força magnética fica concentrada no interior dos prismas (faces em V). Cuidado ao utilizar o bloco sobre mesas de aço ou ferro fundido, pois haverá divisão de sua força de fixação magnética. Os blocos em V são fornecidos individuais ou em pares. Atenção pois não é possível adquirir duas peças individuais, separadamente, para uso em par. Neste caso deve-se optar pelos modelos que já são fornecidos em pares, pois as peças são fabricadas em conjunto preservando as mesmas dimensões e tolerâncias.

  • Durômetros
    A "dureza" de um pneu de automóvel varia entre 50A e 70A, dependendo da aplicação.

    durômetro Shore é utilizado na medição da dureza. O método consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros fatores além da dureza, como das propriedades viscoelásticas e da duração do ensaio.

    Este aparelho de medição foi desenvolvido em 1920, pelo fabricante de instrumentos Albert F. Shore, e é amplamente utilizado na medição da dureza de polímeros, elastômeros e borrachas.

    Existem diversas escalas utilizadas em materiais com propriedades diferentes. As mais comuns são a A e D, sendo a A utilizada em plásticos macios e a D em plásticos rígidos. No entanto, a ASTM D 2240 contém 12 escalas, dependentes da intenção de uso, sendo elas: A, B, C, D, DO, E, M, O, OO, OOO, OOO-S e R. Cada escala resulta em um valor entre 0 e 100, sendo que valores maiores indicam um material mais duro.

  • Inclinometro
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    inclinômetro  ou inclinómetro  (também conhecido como clinómetro ou Hipsômetro) é um instrumento utilizado para medir ângulos de inclinação e elevação, sendo o   Hipsômetro  um medidor mais moderno que já mede a altura.

    Há variados tipos de inclinômetros: desde um simples pêndulo, até outros naturalmente embutidos no cardam de uma bússola.

  • Laboratório

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação específica em químicafísica e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados.

  • Medidores

    INMETRO

    É o dispositivo utilizado para realizar uma medição. No âmbito da Metrologia Legal, os instrumentos de medição são utilizados no comércio, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades (efeito fiscal).

    No Comércio: balança, hidrômetro, taxímetro, bomba medidora de combustível;

    Na Saúde : termômetro clínico, medidor de pressão sanguínea (esfigmomanômetro);

    Segurança : cronotacógrafo, medidor de velocidade de veículos, etilômetro;

    Meio Ambiente: analisador de gases veiculares, opacímetro, módulo de inspeção veicular;

    Efeito Fiscal: medidor de velocidade de veículos, analisador de gases veiculares.

    Os instrumentos de medição sujeitos ao controle metrológico apresentam selos que impedem seu uso indevido e etiqueta identificando a validade da última verificação metrológica na forma "VERIFICADO".

  • Mecânica

    A definição de instrumento de medição é um dispositivo usado para inspecionar, medir, testar ou examinar partes e dados, a fim de determinar a conformidade com as especificações exigidas. Termômetros, ampulhetas e relógios, por exemplo, são modelos de instrumentos de medição comuns no nosso dia a dia. A linhas  instrumentos  correlacionados ao ambiente de mecânica como:

    • Medidores de espessura por ultrassom
    • Medidores de espessura de camadas
    • Tacômetros
    • Termômetros de superfície
    • Termômetros Infravermelho

  • Micrômetros
    micrómetro ou micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro . com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro.
  • Paquímetros

    Origem: Régua Online

    O que é um paquímetro?

    paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

    Para que serve um paquímetro?

    Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e desliz

  • Relógios Comparadores
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Elementos de um Relógio comparador.

    Relógio comparador[1] é um aparelho de grande precisão, podendo ser analógico ou digital, para medições da ordem de 1 micron. determinando assim a diferença existente entre ela e um padrão de dimensão predeterminado que, por exemplo, pode ser uma peça original ou bloco padrão com medidas conhecidas.

    Essa ferramenta permite exibir ao usuário o que o olho nu não consegue discernir; como a presença de pequenas distâncias (por exemplo, uma pequena diferença de altura entre duas superfícies planas, uma ligeira falta de concentricidade entre dois cilindros, ou outros pequenos desvios físicos).

    O relógio comparador também pode ser usado ​​para verificar a tolerância durante o processo de inspeção de uma peça usinada, medir o deflexão de uma viga ou anel sob condições de laboratório, bem como muitas outras situações que necessitam de pequenas medições. Relógios comparadores analógicos costumam medir faixas de 0,25 mm a 300 mm (0,015 in a 12,0 in), Com graduações de 0,001 mm a 0,01 mm (métrico) ou de 0,00005 in a 0,001 in (imperial).

  • Rugosímetro Portátil...
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Rugosímetro é um instrumento industrial usado para medir a rugosidade, a textura e a ondulação dos materiais ferrosos e não ferrosos.[1]

  • Segurança do trabalho

    Segurança do trabalho: É a ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e prevenção de acidentes

  • Suporte para Relógios...

    O suporte magnético é utilizado para fixação para a medição com relógios comparadores ou apalpadores. Possui coluna fixa e braço articulado e coluna e braço articulados . A fixação é realizada mecanicamente pelo aperto de suas presilhas. O prisma magnético permite a fixação do suporte em superfícies ferrosas em qualquer posição. Pode ser fixada na horizontal, vertical ou até mesmo de cabeça para baixo. A superfície inferior prismática (em V) permite também a fixação em cilíndros, possui braço com ajuste fino facilitando o ajuste do ponto zero nos relógios. Possui articulação da coluna permitindo aumento do comprimento de medição do braço. Relógios comparadores: Podem ser fixados diretamente pelo seu canhão do relógio com diâmetro de 8mm ou então utilizando o dispositivo para fixação pela tampa com orelha . Para este modo deve-se soltar o dispositivo, prende-lo no furo da tampa com orelha e então fixar novamente o dispositivo no suporte magnético. Este modo de fixação pela tampa com orelha costuma ser mais utilizado pois permite um campo maior para trabalho e posicionamento do relógio comparador. Relógios apalpadores: São fixados exclusivamente por meio da haste tipo "rabo de andorinha" que acompanha o relógio.

  • Traçador

    Fonte: in slideshare 

    Traçado de altura é um instrumento baseia-se no mesmo princípio de funcionamento do paquímetro, apresentando a escala fixa com cursor na vertical. É empregado na traçagem de peças, para facilitar o processo de fabricação e , com auxílio de acessórios, no controle dimensional

  • Transferidor

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Transferidor é um instrumento feito para medir ângulos composto por uma escala circular, ou de seções de círculo, dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua. Seu uso é diversificado tendo emprego em educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras atividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão.

    Fixos

    • Transferidor de 360°
    • Transferidor de 180°
    • Transferidor de 90°

    Móveis

    • Transferidor de ângulo (com ou sem relógio)

    Cabe notar que os transferidores podem marcar os ângulos não somente em graus mas também em milésimos, como aqueles utilizados pelos militares para aplicações de tiro.

    Existem diversos modelos de transferidores com aplicações em:

    • Aeronáutica
    • Astronomia
    • Escolar
    • Engenharia
    • Navegação
    • Topografia
    • Trigonometria
  • Esquadro

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

    esquadro é um instrumento de desenho utilizado em obras civis e que também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90°.

    Existem diversos tipos de esquadros: o primeiro, com o formato de um triângulo retângulo isósceles de 45º-45º-90º; o segundo, com o formato de um triângulo retângulo escaleno de 30º-60º-90º. Quanto ao tamanho, ou se tem ou não escala, depende das funções que se quer explorar com o instrumento. Para quem não sabe fazer transferência de ângulos, existe um tipo de esquadro que é adaptável com um transferidor, permitindo fazer qualquer ângulo. Em engenharia civil é utilizado para verificação de ângulos da paredes.

  • Comparadores de Diâmetros

    Um polígrafo, ou instrumento de medida, é um tipo de instrumento que efetua a medida simultânea de vários valores físicos, e que regista em papel, ou através meios eletrónicos, a evolução dos mesmos. Dependendo do tamanho do objeto a ser medido, são necessários aparelhos ou métodos diferentes. É possível medir com precisão adequada desde insetos pequenos até o diâmetro da Lua e dos planetas ou, então, distâncias entre dois sulcos de um disco a laser até a distância entre a Terra e a Lua.

    As réguas, fitas métricas, trenas, são instrumentos adequados para medir a largura e o comprimento de uma folha de papel, o comprimento de uma sala e o tamanho de uma sala, assim como a sua orientação magnética.A menor unidade de medição de uma fita métrica comum é de um milímetro.

  • Nível Linear

    Utilizados para nivelamento de máquinas de precisão, mesas e desempenos ou para medir planicidade.

  • Relógio Apalpador

    Desenvolvido para apalpar superfícies que não podem ser alcançadas com um relógio normal. Utilizado tanto para alinhamentos quanto para fins de medição. 

  • Calibres e Escantilhão

    Escantilhões pequenas placas plásticas ou metálicas que possuem elementos pré-desenhados

  • Megôhmetro

    Mede valores elevados de resistências elétricas onde o ohmímetro não consegue medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megômetro produz uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.

    O megômetro é muito usado para determinar a isolação de motores e transformadores.

    Um exemplo: se um motor elétrico de qualquer instalação esteja parado/desligado durante um período prolongado, 2 dias por exemplo, onde o mesmo esteja sujeito às intempéries do tempo, faz-se o teste para verificar o nível de umidade no interior do motor, entre enrolamento e carcaça, ou seja, o nível de isolação interna do motor. Com esta leitura o profissional pode avaliar se o motor pode ser ativado/ligado.

    A regra geral para avaliar esta isolação é:

    1MegaOHM + 1KOHMs/Volt.

    Assim: se um motor é ligado em tensão de rede de 380 VCA, a resistência mínima para ligar o motor é: 1,380 MegaOhms. (1MegaOhm + (380 x 1K/V)

    Se a medição for inferior a este valor, podem-se instalar externamente resistências de aquecimento junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, evaporar a umidade interna do motor. Deve-se observar que, nas primeiras horas essa isolação irá baixar ainda mais com a aplicação das resistências, devido justamente à transformação da água que há dentro do motor em vapor de água. É necessário um monitoramento dessa curva. Se após umas 24h de aquecimento essa resistência não aumentar, é aconselhável substituição do motor, evitando-se assim, imprevistos no momento em que seja necessário ligar o motor efetivamente, impedindo dessa forma possíveis atrasos de produção.

    É extremamente importante, no momento da medição, em caso de resistência baixa de isolação, que abra-se a caixa de ligação do motor pois, muitas vezes a umidade está concentrada neste local, causado por falhas de vedação na tampa, na parte anterior da caixa ou na entrada do cabo sobre as bandejas na mangueira que é conectada à caixa de ligação.

  • Multímetro

    Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetroamperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetrofrequencímetrotermômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.

    Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

    Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.

    Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A precisão de leitura (exatidão) não é o que diferencia estas duas opções e sim sua construção interna (trilhas do CI mais espaçadas, maior espaçamento entre a placa de CI e a carcaça e maior robustez a transientes nos modelos industriais).

  • Bloco Padrão

    Os blocos padrões são geralmente utilizados na verificação e calibração de instrumentos de medição, principalmente em salas de metrologia e controle da qualidade. Podem ser utilizados também como instrumentos auxiliares em medições de precisão.

    Fabricados em aço especial, com alto teor de cromo, aliviado de tensão, com alta estabilidade
    Finamente lapidados, com grande poder aderente
    Dureza de 60 a 62 HRC oferece grande resistência ao desgaste
    Exatidão de acordo com norma ISO 3650 - Classe 1

  • Régua de Fio

    Utilizadas para verificação de planicidade em superfícies por meio de passagem ou não de luz
    Fabricadas em aço inoxidável temperado de alta precisão
    Exatidão de (1+L/150)µm, onde L= dimensão da régua, de acordo com norma DIN874 - Classe 00

por página
Mostrando 1 a 12 de 139 itens
Mostrando 1 a 12 de 139 itens

Nos siga no Facebook